Reflexões 2020/2021
Neste espaço que tem tanto de meu como de vosso, não vos falo apenas dos prémios, dos diplomas, do pódio. Prefiro falar-vos do caminho, do meu caminho, que poderá ser o vosso. Gosto das histórias que nos provam que a vida não é feita dos caminhos fáceis, só vivemos se nos superarmos pelo caminho e só os momentos exigentes e mais difíceis é que nos permitem valorizar as vitórias! Portanto, se a tua primeira dúvida é “Arrisco?”, eu digo-te “Não olhes para trás e começa já!”.
A vida não é o que nos acontece, mas sim o que fazemos a tudo isso. Não se esqueçam de aproveitar cada momento, não deixem que os dias vos passem, sem vocês passarem por eles!
Dizem que a melhor maneira de expressar o que sentimos é contando uma história e esta primeira partilha, em jeito de celebração, não será nada mais do que a retrospetiva de um ano intenso, o ano em que voltei a acreditar em mim, quando tudo me dizia para ter medo deste caminho e não arriscar. Se eu consegui, tu também consegues! Tudo depende de nós. Tudo depende de ti!
Reconheço em mim a força que sempre soube que tinha, a resiliência, a determinação! Fui a uma entrevista com a certeza de querer pertencer a uma equipa. Desejei ir por aquele caminho, e fui. Que coragem!
Não sou de ilusões, de impulso, do acontecer e deixar acontecer... querer estar num lugar totalmente novo, mas algo me impulsionava. Agradeço à minha âncora do momento: Carla. Afinal era ela que tinha a entrevista, provavelmente se sentiu aconchegada com a minha companhia (uma cumplicidade que pertence a outra história) e... lá fui eu!
A Remax, a Remax Latina, a Remax Latina Boavista, até a combinação do nome me seduzia. Que estranha combinação, pois seria a oportunidade de conhecer um pouco deste contexto, o Ramo Imobiliário.
Confesso que quanto mais sabia e tomava conhecimento do compromisso mais determinada ficava... demorei tempo até dar o passo, precisava de tempo, tempo para mim, para me preparar, a COVID-19 deu-me a oportunidade de arriscar num mundo novo! Sem sair do meu país, iniciei algo novo: genesis (nascer de novo, superar-me) o acreditar sem ver! Acreditei...
Nasceu o poder de uma agenda, com frases motivacionais da minha filha, mais tarde o poder da tecnologia, com o apoio original de mais uma filha, pilares das minhas decisões! Incondicionalmente acreditavam e acreditam em mim... Não sou de palavras, contudo a emoção tomava conta de mim! Entendi que este projeto era meu, dependia de mim, mas o compromisso afetava a minha família. Sentia mais uma vez aquela sensação de exemplo, eu tinha de dar exemplo.
O mundo, neste último ano, mudou... e eu escolhi mudar com ele. Adaptar-me, ao invés de me deixar levar pelo medo. Se de um lado era o contraste exterior de um outro foi um contraste interior... ninguém reparava, pois o foco estava no exterior, e foi nesse tempo que me superei, que acreditei.
A Adriana Freitas acreditava em mim, ajudava-me a integrar numa equipa (que só queria pertencer) e ali começou a minha nova história:
"Fui a uma entrevista com a certeza de querer pertencer a uma equipa"
E sabem porque foi tão importante? Porque todos nós temos o direito de escrever a nossa história, as vezes que forem necessárias! É a nossa vida, são os nossos sonhos, sejamos nós quem formos, que ninguém nos tire o direito de mudar e começar, as vezes que forem necessárias!!!
Agora, recordo a primeira reunião de grupo, verificar que tinha que desenvolver algo, para poder merecer aquela equipa, o respeito: "o poder de uma equipa".
A partilha, a conexão com alguém que não conhecemos (o mundo tecnológico, virtual) e o que mais me atraía também era o facto de ser verdadeiramente eu, pois ninguém me conhecia!
Recordo a minha 1ª agenda - O poder de uma agenda
Recordo a fotografia profissional, momento hilariante! Ninguém percebeu... O resultado foi soberbo para mim: o meu olhar está lá, a minha ligação, o compromisso!
Recordo aquele domingo que ainda de madrugada, me sentei na beira da janela, esquecendo as vertigens, pois o meu foco no momento era criar uma página, pois queria apresentar-me ao mundo, ao meu mundo!
Recordo a chamada para alguém (Teresa Marques), lutadora, persistente e mãe, falamos, quer dizer, falei... e ela ouviu-me, e apresentei o meu plano criativo... foi o inicio! Grata por me ouvires. Estava completamente envolvida neste novo projeto pessoal, insegura, mas totalmente comprometida. E é tão bom quando alguém nos ouve.
Recordo ler as reações das pessoas conhecidas, nos votos e depois perceber que toda a gente via que estava na minha "praia", por isso é que me sentia com certezas, convicta!
Recordo que o que tinha estudado começava a fazer sentido, podia finalmente praticar! Usar o conhecimento em proveito próprio... Saber é poder!
Recordo, que em tempos confessei a outro alguém que algo havia de acontecer, pois merecia! (Cristina)
Recordo que em determinado momento a Adriana Freitas, entre troca de email’s sobre metodologia de trabalho, mencionou que o segredo era acreditar, forcar-me e que a magia acontecia! Dependia de mim... e aconteceu!
Recordo que os pilares da Remax (partilha, gratidão, negócio), foram ganhando sentido! Inicialmente achei cliché, mas, entretanto, fui percebendo que era mais do que isso. Nesse momento já tinha a camisola vestida.
Recordo a minha primeira prova, o meu primeiro momento, a minha primeira insegurança profissional... e consegui, ninguém percebeu! Superei, superei-me pois o maior desafio é esse!
Posso continuar a recordar mas sei que tudo isto foi possível porque me libertaram, me deram espaço, autonomia, com responsabilidade. Formação, ferramentas e aprimoraram o meu conhecimento adquirido, quer academicamente, quer na experiência de vida! Creio que se me observam, conseguem ver: foco, determinação, força e muita fé!
Acreditem que nem sempre foi fácil: travei lutas internas, autodisciplina, meditação, etc... mas foram estes momentos de reflexão que me fizeram crescer!
Cuidar de mim, olhar para mim...
O mundo lá fora continuava, a minha outra personalidade continuava, porque afinal esta transformação foi apenas coisa da minha cabeça, porque estou aqui! Na minha tão particular forma de ser: Ana Pranto.
A frase que me caracteriza: Transparência e Resiliência, estamos juntos!
Quase no limite do ano, reconheço em mim a força de acreditar sem ver, a vontade de voltar ao início, mas apenas ao tempo, para ter mais tempo... pois tudo aquilo que aprendi, retenho e desejo manter: acrescentou valor nos momentos que vivi, nas pessoas que conheci, nos sonhos em que acreditei.... Nasceu o logo: "sonho VS realidade".
Quero continuar, preciso de continuar, a única forma de agradecer ao infinito desta oportunidade é usá-la, respeitá-la e ajudar... continuar a ajudar! A mim, aqueles que estão comigo e aos que me ajudaram a chegar até aqui... o meu caminho!
A sociedade diz-nos que não temos o perfil certo, que somos mais gordos, que somos mais magros, demasiado altos, demasiado baixos, muito jovens, muito velhos, mais ricos, mais pobres, amarelos, negros, brancos, mas o que é certo é que estou aqui, vendi imóveis, angariei imóveis e, muitas vezes, num curto espaço de tempo em que ninguém acreditava ser possível. Eu consegui e tu também vais conseguir, apenas tens de te ouvir e construir o teu próprio caminho. Tenho receio que amanhã tudo mude? Que esteja meses sem conseguir alcançar objetivos? Tenho e vou ter, sempre. Mas sabem uma coisa? O mais importante foi provar a mim mesma que conseguia, foi a oportunidade que me dei de arriscar e provar que nós fazemos o que somos e que todos temos um lugar no mundo, digam o que disserem!
PS: E a agenda? Evoluiu!
Até já... 💗💞
Comentários
Enviar um comentário