"Somos todos iguais, mas alguns de nós olham para as estrelas."

- Oscar Wilde

Existem pessoas na minha vida que não precisam de se anunciarem… Isabel é uma delas!
Ter um trabalho com apenas uma folga semanal e querer estar comigo é de louvar.

Assim num domingo ao final da tarde veio até minha casa. Temos uma grande cumplicidade - de anos - Facilmente falamos de nós, sobre nós e de nós com o mundo. Imensos momentos de partilha ao longo de mais 30 anos… foi numa dessas conversas que decidimos passar um fim de semana juntas. Para por conversa em dia!!

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." [Johann Goethe]

A minha sobrinha Andreia ia fazer anos e nada melhor do que fazer coincidir esse dia. Assim foi, agendamos e conseguimos nos articular entre 4 famílias.
O dia chegou e cada grupo fez a sua viagem de forma a que o reencontro fosse da parte da tarde. Foram chegando e se reunindo. Chego sempre mais tarde (dizem que sou a mãezinha, pois levo a marmita), levo comigo a vontade de servir e sentimentos indescritíveis. Bastou um pouco de atitude e de paixão e logo o momento aconteceu - Mágico

Andreia em adolescente viveu uma temporada comigo e com as suas primas, tenho uma cumplicidade que vai além do ser tia. Faz parte da minha família, porque viveu comigo em família. Por vezes, ser da família não significa cumplicidade… porque as visitas pontuais não te leva a ser conhecido e a conhecer os outros! Com os meus procuro reconhecimento. Ser mãe, não se aprende de imediato. ser mãe é uma aprendizagem e testemunho para vida. Pois passamos de dar exemplo para ser o exemplo - Eu consegui esse feito!

Observar a Andreia e ver o carinho que tem com a filha, desde a forma de falar a fazê-la entender das regras: Reparei na preocupação em lhe ensinar a partilha, entender e aceitar que um brinquedo pode ser emprestado, mas que no fim regressa.
Matilde tem 2 anos.

Levei comigo paz, felicidade e grande emoção por poder estar dois dias com elas! Levei, entre outras coisas para comer - canela e limão para o meu leite creme - levei também uma pelicula com formato de coração para decorar a travessa, toalha com motivos de Portugal! Balões, fita de parabéns, tanto de parede como para a Andreia colocar em seu redor - E colocou!

Houve bolo e bolo, dois dias de bolo, houve jogo de cartas, passos de dança e música. Nesses intervalos refletia: Andreia tem muito de mim, aquela fase que comigo viveu foi uma experiência que hoje vejo frutos...
Tenho muito orgulho na minha sobrinha, olhar para ela e comtemplar o seu sorriso espontâneo💓


Grata ao universo 🙏,
pela oportunidade de estar com ela, com a sua mãe Isabel e com a sua família: Tiago e Matilde


Isabel faz parte da minha história. 
Cumplicidade de anos em que não precisamos de falar por falar, ou de estar por estar. Apenas estamos, nem que por vezes estejamos nas nossas "cenas". O passado é nos comum e depois de tanta conversa ficou de imediato agendado uma visita a casa dela para ver fotos - adoro ver fotos - fotos de mim, fotos de um passado ainda tão recente na minha memória.


Nestas oportunidades, o meu pequeno almoço, começa sempre cedo (para não dizer a primeira), gosto de ir sozinha e receber o fresco da manhã, comtemplar o belo da paisagem matinal. Entretanto vão chegando junto da minha mesa e ao meu redor se vão sentando, o gosto que me dá vê-los a chegar junto de mim… cada qual com o seu ritmo! As conversas vão encaixando e sabem uma coisa? 
O tempo do meu pequeno almoço é total, pois estou presente desde o inicio até ao fim, Recebo-os a todos e o dia começa a partir desse momento! 

Termino com um café da Avó e seguimos...

 De regresso às nossas vidas, de coração cheio. Ficou a vontade de repetir e vos garanto que vamos repetir num outro lugar num outro momento. Porque basta apenas querer estar para fazer acontecer. Contudo irei reunir mais um sobrinho: Ângelo - o meu menino de ouro e assim também aproveitar para conhecer a sua recente família. A minha história não tem fim...

Até breve🙏

Conversas de WhatsApp - O mundo ficou mais perto do 💓 
Dias mais tarde, a minha sobrinha Andreia escreveu esta mensagem, depois de ler o meu blog...

Adorei, tia😍
és uma inspiração para mim já sabes😍

..e ainda, uns dias mais tarde (05.09.2022):
Andreia: Bom dia, é engraçado de que não és minha mãe, és minha tia, mas, no entanto, eu tenho mesmo muitas parecenças contigo. Até nos gostos. Quem diria que iria querer e gostar do mesmo que estás a fazer 💓

Perante isto tive de responder e acusar a minha gratidão, pois consegui o meu propósito enquanto mãe e tia e sou grata por Andreia reconhecer e até me considerar um exemplo a seguir... 


[08:32, 05/09/2022] Ana Pranto: Bom dia Andreia, fico muito feliz de ler as tuas palavras. Entendo o que tu dizes e sei porquê (deduzo). Tudo o que faço, faço-o com alma, com respeito pelos valores e pelos outros. Trabalho com sacrifício, rotinas e muita determinação.
Foi isso que testemunhaste sempre, certamente também ouvias por parte dos teus e principalmente por parte da tua avó São, o tom de voz firme e orgulhosa quando falava sobre mim! Sem deixar de dizer que trabalhava muito!..." A tua tia Ana, ou a minha Ana (Aninhas), ou a tua mãe, etc... acho que era assim que ela falava ( pelo menos é o que me diziam) para vocês sobre mim!
O mais magnifico de tudo, e que podes acreditar, é que nem sempre trabalhei em coisas que gostava e com pessoas, com as quais me identificava… mas fui aprendendo! retendo conhecimento! O meu caminho...Importante era o retorno financeiro para dar qualidade de vida ás minhas filhas.

Hoje e graças às tecnologias consigo chegar junto de muitos, mas poucos entendem a minha força. De onde bem isso. Daí que trabalho ainda mais, por que gosto do que faço. Mesmo muito as filhas cresceram e posso estar mais focada, pois o universo permitiu que fosse em algo que amasse fazer. Sem imposição dos outros ou da sociedade! Sou livre!
Tenho regras e cumpro, tenho direitos e recebo-os com gratidão e isso tem a vantagem de desenvolver uma tal capacidade de paciência em ouvir os outros e mesmo assim continuar motivada para o próximo!
O retorno que trago para casa é felicidade por conseguir superar-me.
À minha volta tudo cresceu, em tamanho, em experiencias, família. A maior gratidão é estar junto de vós e ser ainda tão atual e incentivadora para vocês. Obrigada

Diz-me lá se isto não é aquele orgulho que serve de exemplo para olhos que vêm e sentem com paixão! Como os teus💓. Adoro-te e adoro-vos e adorei estar contigo nestes dois dias curtos mais de um tamanho que explode o meu coração. Isto parece fantasia mas não é. Acredita
Podes reler o blog, na parte final! Editei e escrevi algumas frases tão verdadeiras. Assim fica escrito nas estrelas. Beijinhos


Andreia: Revejo me completamente no que escreveste. Lembro me muitas vezes do chegares mais tarde a casa mas estavas sempre connosco, havia sempre um tempo. E eu guardo daí tão boas memórias, e hoje vejo me exatamente nesse patamar. Eu vou arriscar, quero ter mesmo um outro nível de vida. Mesmo que agora custe muito e se calhar vou precisar de muito apoio no início, mas quero arriscar, pois estou cansada da rotina apesar de gostar da minha área mas quero fazer por mim sabes.
O Tiago apoia me, acha que fui inteligente agora em estar nos dois lados mas o que eu quero daqui a pouco tempo é estar só no lado da imobiliária. Acredito que sou capaz. És um grande exemplo para mim mesmo e obrigada por vos ter na minha vida. ❤️❤️
Logo vou ver de certeza o que escreveste ❤️"...
vocês são parte do mundo que entretanto já cresceu...
[08:34, 05/09/2022] Ana Pranto: Esta atividade deixa-me espaço para estar com quem e gosta de estar comigo, apenas tenho de gerir agenda!



A minha agenda

Foto tirada a 01.09.2022


O mês de agosto foi inspirador, remedio perfeito para acreditar

Nota de reflexão: se a minha mãe estivesse fisicamente comigo hoje, seria a minha maior correspondente! Para além da minha companhia assídua de viagens. Os almoços de impulso entre compromissos e conseguir ficar em pausa para café com ela, retida no tempo do tempo.
SAUDADES QUE DOEM 💔


Comentários

Mensagens populares