“É no transbordar que está a magia da vida, o encanto – repare, na verdade nunca é nada sobre nós, mas sim sobre os outros, é pelos outros, o nosso sucesso não é nosso, existe pelo sucesso dos outros ao serem impactados por nós.
Estamos todos juntos e misturados”. (…)
“O Transbordo acontece quando temos o bastante para nós, para os nossos e como temos esse bastante, partilhamos todo o resto que não conseguimos dar conta, o que vive em transbordo, não se preocupa com as críticas, com aquilo que os outros pensam ou dizem a respeito, na verdade têm a capacidade de captação, conversão e canalização dessa mesma energia.” (…)
Ao consultar a minha caixa de correio, leio uma mensagem que fala do "Transbordo" dois parágrafos de um autor em que explica este efeito. Refleti, que em várias publicações que apresento, menciono a minha realização quer pessoal e profissional ao observar as conquistas dos meus clientes! De uma sensação impactante! Pois vivo os momentos dos outros como se meus se tratassem. Zé Pranto (meu irmão) em tempos fez-me uma pergunta direta e objetiva (sobre a meu mais recente projeto profissional: Consultora da Remax Latina Boavista), contudo não estava a contar com a simplicidade da pergunta, muito menos preparada para receber! O assunto do momento não previa essa abordagem! Existem momentos, que de repente ligo para ele e combino um lanche ou jantar! Não precisamos de hora ou ocasião especial; pois quando acontece são sempre especiais! Verdadeira ascensão da palavra: especial! O fato é que nos sentimos especiais, privilegiados. Todos os momentos, nas mais diversas formas presenciais ou digitais são plenos de sentimentos… Temos uma vivencia em comum, até jovens adultos e também em algumas fases da nossa vida. Por tal existe cumplicidade que vai além olhar… Aquele colocar de braço forte e robusto no meu ombro acalma e transmite amor… Sem palavras Acreditem, que me incomodo muitas vezes com ele, diz o que pensa e aborreço-me quando ele toma decisões que me parecem disparatadas - entretanto reflito que são as suas decisões e portanto não sou a Mãe - sou a irmã! Tenho que respeitar e se me incomoda ( porque sinto as coisas como minhas) tenho que as gerir de forma a não me afetar, entender… Zé, tem espirito livre, pouco exigente com preciosidades, mas bom gosto! - Numa esfera de convívio é muito agradável estar junto dele. É feliz! Faz os outros felizes com os seus disparates e historias demasiadamente reais (porque as expressa)! Fala das coisas de um jeito tão básico que muitas das vezes o caminho está ali perante aquele desabafo/testemunho. Surreal Ainda não lhe disse o quanto agradeço ao universo, ele estar comigo nesta fase que os pais já partiram para um outro nível! Aliás ele já me confessou o que pretende que eu faça quando chegar o momento dele! Segundo ele eu ainda irei andar por aqui, depois dele. Tem de ser assim, afirma ele (ordem natural das coisas, ele é mais velho do que eu) Voltando ao jantar de improviso e á sua pergunta entre garfadas de bacalhau à Flor do Baldio - Gandra. Ana - És feliz? Fixei o olhar nele e senti os olhos a envidraçar… ele percebeu de imediato e até sabia a minha resposta mas quis ouvir. Talvez ajudando-me a formatar o meu cérebro na tentativa de perceber o que iria responder…
No momento que escrevi esta passagem tive que parar, pois fiquei emocionada ao recordar!
Olhei para ele, respondi: Não, não sou… Ana: Sou feliz quando os outros estão felizes Zé: Então és altruísta Ana: Se calhar sou, não sei. Apenas sei que a minha atividade me preenche, realiza! O ponto alto é quando os meus clientes atingem o seu objetivo e ou conquista! Aí sim, efetivamente sou feliz.
Esta conversa tem mais de 6 meses; o paragrafo inicial deste texto, foi recebido ontem e por tal fez-me recordar esta conversa entre irmãos. De imediato constatei que o meu sentimento tem um nome: Transbordo
A partir deste ponto o enquadramento começou a fazer sentido desta forma:
Empatia e Ética - Transbordo Conexão e Emoção - Altruísmo
O altruísmo está diretamente relacionado com outros valores humanos, como a empatia e a ética. Para que o altruísmo se concretize, é importante que uma pessoa se coloque no lugar da outra, entendendo o que está se passando e agindo de acordo com isso.
https://www.significados.com.br/altruismo/
https://www.facebook.com/stories/?card_id=UzpfSVNDOjU3NjYwMjM1NjM0MDk3MzY%3D&view_single=true
Bom trabalho a todos vocês e que seja pleno de "Transbordo" até breve
|
ZE Pranto
ResponderEliminarAna
Minha querida irmã és tão especial e tão querida que na maior parte das vezes esqueces te de ti.
Sê feliz livre e um ser amor.
Quanto às conversas que temos,tenho toda a certeza que dentro da minha loucura te direi sempre o que penso e quando chega a parte da tua resposta só com o teu olhar.
Sem ti este mundo era um pouco mais cinzento.
Um bem haja.
Tenho muito orgulho em ti.
Beijos.
TRUE LOVE