DOIS COMANDOS E DUAS CAPSULAS DE CAFÉ

DOMINGO 26.02.2023


Acordei com uma enorme dor de cabeça, talvez por dormir mais horas do que o habitual, talvez por ter jantado algo que me fez dobrar a dose necessária, talvez por estar ansiosa, talvez…

Levantei-me, fui à lavandaria e trouxe a minha Boneca para a cozinha, pois a lavandaria está cheia de roupa a secar e por tal acho que o espaço não é o melhor para a minha caturra! Um ambiente pesado com cheiro a amaciador e de humidade causada pela roupa a secar! Apesar de bem centrifugada. 

Verdadeiramente, coloquei me no lugar de um pássaro e rapidamente concluí que não me sentiria bem naquele espaço e, por tal, corri o carrinho onde tem um tampo, estando a sua gaiola em cima e levei-a assim para a cozinha onde conseguia ter ar e claridade! Disse-lhe olá e ela olhou para mim. 

Liguei as máquinas de café (Nespresso e Dolce Gusto). Sim tenho duas, que pertence a uma outra história que um dia contarei… Aqueci o leite no micro ondas e juntei um cimbalino! Corrijo, dois cafés! Um deles por ser a ultima cápsula Nespresso e por tal não fazia sentido estar ali, até porque todos diziam que não era muito bom! Outra da Dolce Gusto porque dois era a quantidade perfeita que precisava naquele momento. Tentativa de perceber e controlar aquela dor de cabeça! Talvez fosse falta de cafeína, talvez…

Sentei-me no sofá sem grande projeto para este dia, quando fico num estado de ansiedade, fico quase que diria petrificada! Não me apetece ouvir ninguém, falar com ninguém e o meu estado aumenta, pois cubro me desta inércia! Depois mergulho no meu trabalho! 

Pois bem, é sobre isto que tentarei explicar no fim!

Regressamos ao sofá, pego nos comandos e irrito-me pois tenho dois, alias três, mas o terceiro ignoro totalmente! Um deles é para controlar a box, o outro a televisão!

Aqui começa a minha fantástica saga matinal, neste momento sorrio pois recordo os momentos posteriores à grande tomada de decisão em controlar os comandos! Confesso que nunca sei ativar a televisão, pois o terceiro comando, aquele que ignoro, altera a programação e definições! Vejo casualmente televisão quando estou em estados similares de ansiedade e que me prende horas a fio, na tentativa de elevar o meu subconsciente para fora de mim! Por norma vejo o CSI, Mentes criminosas, etc.. Tudo que mostra a mente humana e sua capacidade nos vários cenários! Nem sei se ainda estão a passar na tv! Nas poucas vezes que vejo tv fixo no CSI! Adiante, restava-me apenas uma alternativa: NETFLIX!

Independentemente da minha incapacidade para gerir comandos, este canal estava ali perante mim e ultimamente e por influência da minha filha, nas viagens até Sintra, confesso que foi o melhor que descobri no fim de 2022!  Estranho, não? Mas afinal sou um dinossauro dos anos 70!

Na linha de opções de filmes, séries e por aí fora… escolhi um, aliás acho que foi ele que me escolheu, pois era logo o primeiro: 

Na tua casa ou na minha?

Comecei a ver o filme e sem sequer saber quais os atores, tema, música, etc... Fixei-me ! Foi então que reconheci um ator: Ashton Kutcher - de imediato saberia que seria de comédia. Adoro este ator pela sua postura corporal! Todo ele fala, exprime-se! Até nas falas menos cómicas ele é cómico. Um ator com "tiques". Logo ali, percebi que seria uma comédia romântica. Surpreendida quando ouvia partes de musicas tão conhecidas, a minha mente retrocedeu no tempo: Mágico - Afinal sou uma aficionada por histórias de amor!

https://youtu.be/bXEqFbQbe14

Não vou contar o filme, aconselho a ver! Tenho apenas a intenção de mostrar ao meu mundo que é possível:

Ser um dinossauro e viver num mundo tecnológico! Sem parecer um ser de outro mundo. 

  • Conhecer e conviver com gerações millennials e partilhar emoções incríveis: os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.
  • Espalhar o nosso brilho ancestral e captar a atenção dos outros, mantendo a nossa essência, sem filtro! 
  • Adaptar novas tecnologias e mesmo assim manter tradições, cultura, valores!

Acreditem, dali a uns minutos já estava a rir, a rir muito, a sorrir desalmadamente e também a chorar.

Conhecia dois atores, mas passei a conhecer mais e adorei, cada personagem fez-me refletir sobre mim mesma. 

Pois bem, ainda o filme não tinha terminado e já tinha decidido escrever no meu blog, pois desejo que vejam este filme! Principalmente se forem dinossauros como eu. Em momento algum me arrependo de ser como sou, neste mundo digital!

Não queria viver noutra era, apenas quero esta e somente esta! Ter a chance e num acaso do destino ter a possibilidade de tomar a decisão de algo, ter a coragem de arriscar - avançar!

Refleti que ter estabilidade profissional, e principalmente amar o que se faz, leva-nos a ser mais estáveis, mesmo que o "nosso" mundo esteja em caos, em transformação, aparentemente sem rumo…

Os filhos são âncoras, que nos podem reter incondicionalmente. Este filme mostrou-me que até eles precisam de espaço para crescer. Grande lição!

Ao longo dos tempos tenho dito que preciso de férias de família, talvez seja este o meu desejo mais profundo! Estar comigo e conhecer-me um pouco mais. Ser dinossauro tem as suas limitações. Ser mãe tornou-se o meu foco.

Existe imensas cenas do filme, para não dizer todas, que adorei! O filme aparentemente parece básico, mas é preciso ver e sentir além… eu vi e senti! Aqueles detalhes a que chamo de VINTAGE. O filme acontece entre o moderno, requintado e o tradicional. Ambientes criados em duas cidades. Contudo em ambas encontramos o cuidado, o detalhe, a empatia.

LIGAÇÃO

A coisa mais fantástica deste blog, é que como e já disse que as minhas mãos tem dificuldade em acompanhar a minha mente, por vezes a página cai! Contudo e como estamos na era do digital, o conteúdo fica guardado. 

Fico tão relaxada que posso escrever de várias formas! Quando estou abalada emocionalmente, escrevo tópicos, mais tarde e em cada um dou continuidade pois a minha memoria e coração ajuda-me entre a emoção e a razão. Identifico-me totalmente com esta era! Não deixando de ter um carinho especial pelas máquinas que iniciei a escrever ( HCESAR, AZERTY, QWERTY)

Outra cena do filme que me emocionou é o contraste entre a decoração atual, recorrendo a decoradores e a antiga (mais a minha onda) em que cada canto fala de mim, das minhas coisas, a minha vida!

Pois bem… em suma

  • Aos ansiosos pelo dia de amanhã
  • Aos solitários
  • Aos indecisos
  • Aos felizes
  • Aos filhos
  • Aos pais e a toda a família
  • Aos amigos

Vejam este filme, pois é de uma lição nos mais amplos níveis! 

Aprendi com o Peter que a inovação, que o ver para além de nós, que o contar uma historia sobre algo pode nos levar a colher frutos. Desde que a mesma seja focada e devidamente orientada para o objetivo - mas sempre na terceira pessoa!

Pois quando é na primeira a emoção turva o raciocínio e logo ali temos um obstáculo… vejam o filme por favor!

A Debbie, tão particular no seu jeito, tão genuína e tão fiel aos seus princípios. Tem um amor incondicional: o seu filho (nada de estranho)

Esqueceu-se de si, mas o destino tratou de encontrar um jeito de reencontrar essa pessoal tão incrível! Claro, que só podia ser através de uma necessidade que envolvesse o seu estatuto de mãe! O destino por vezes tem esta capacidade. como já designei há muito tempo: às voltas mil... (outra história)

A maternidade deu-lhe aquilo que tenho, adaptação, cumplicidade, responsabilidade, mas cobra-lhe a constante perfeição e por vezes não consegue enxergar a simplicidade das coisas, apesar de dizer que é uma pessoa prática! Na minha ótica: demasiadamente prática sem rumo ou foco. ROTINA  


Ter decidido ser consultora a 100%, permitiu-me hoje usufruir do meu sofá! Parece estranho mas por vezes apenas precisamos de usar o poder de uma agenda e criar/desenvolver atividades diferentes! Atividades que nos façam identificar oportunidades para novas coisas, que façam sentido, que nos agreguem valor ou que nos façam agradecer o que somos. Pois efetivamente somos únicos!

SOU ÚNICA - como diz o meu irmão: És única maninha💕

Termino por aqui, pois tenho de seguir com o meu domingo, o oitavo neste ano do (meu) renascimento!

Não sem antes agradecer às minhas filhas e o quanto me ajudam e ser um dinossauro adaptado! Aprendo tanto com elas. Minha inspiração constante.

Os jovens têm a capacidade de verem em tudo o que fazem oportunidades de serem felizes. Conseguem aproveitar a vida, nas mais pequenas coisas! São pouco exigentes mas muito bem decididos na suas escolhas. A era do digital coloca-lhes um infindável nível de recursos que os fazem viver mais, melhor! Trabalham em menos horas mas são mais eficientes e talvez até mesmo mais eficazes! Pois neles mora o tempo certo para fazerem tudo a que aquele tempo permite. Realço aqui que não pretendo exaltar que são seres tão perfeitos que não tem dúvidas, ansiedades, incertezas e medos! Têm todos esses adjetivos e se calhar até mais que dinossauros como eu! Pois este mundo tem tanto de maravilhoso como de perigoso! Mas arriscam, vão além! Como dizemos, já não existem empregos para a vida! Por tal a criatividade, inovação e adaptação são as suas armas. 

A realização profissional é o motor que alavanca tudo o resto e é nessa realização que consigo aprender, reaprender e agregar conhecimento que é transferido para o universo pessoal. Incrível



CAROLINA DESLANDES

Comentários

  1. Confesso que leio este conteúdo e apaixono-me pela história! Envolve. O meu domingo foi algo único. Depois desta energia fui para a cozinha fiz uma sobrenesa que vi no insta ( toda moderna), assei maças com vinho do Porto ( tal e qual as que a minha mãe apreciava) e ainda fiz bacalhau à espanhola. Viajei entre eras e sou grata por estar aqui e conseguir viver com todas elas. Viva os dinossauros como eu.🙏

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares